Mauro Bandeira Restauração de pinturas gravuras esculturas arte sacra

Atelier em Copacabana - Rio de Janeiro - RJ
e-mail: [email protected]

 

APRESENTAÇÃO | SOBRE RESTAURO | PORTFOLIO | ORÇAMENTO E SERVIÇOS | CONTATO

 

PORTFOLIO: Restauração de Pinturas, Gravuras e Esculturas

Engenheiro, designer, artista visual e restaurador, Mauro Bandeira é especializado em restauração e conservação de pinturas, papéis e esculturas. Artista visual há mais de 20 anos, com inúmeros cursos de formação e exposições no país e exterior, revela aguçada sensibilidade para entender e respeitar a obra de arte, no seu ofício de restaurador, que iniciou em meados da década de 90. Professor de desenho e pintura, possui também cursos de extensão em restauração com especialização acadêmica em pintura e arte sacra, além de outros cursos abrangendo papel, livros e documentos antigos em instituições de ensino como a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Universidade Estácio de Sá (UNESA), a Universidade Santa Úrsula (USU), a Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO), entre outras. Trabalha para particulares e instituições ( Leilões; Igreja do Outeiro da Glória - RJ; Santa Terezinha do Menino Jesus - RJ; Michelin do Brasil, Jornal do Commercio, ONG Viva Rio, Sincor, Castro Barros Advogados, entre outros). Mauro é membro titular da ABRACOR (Associação Brasileira de Conservadores-restauradores de Bens Culturais).

Veja abaixo alguns exemplos de obras restauradas. (resumos)

 

Clique nas imagens

 

Pintura: John Morrissy, cerca de 1830. Apresentava estado de conservação extremamente precário. Tratamento: Higienização, planificação, suturas e próteses, reentelamento com linho, remoção de repinturas e vernizes oxidados, fixação camada pictórica, nivelamento, reintegração, verniz final de acabamento.
John Morrissy foi o 1o administrador da Cia de navegação de Nicteróy. ( Atual Barcas S.A.)

 
Restauração de papel gravura - gravura de Portinari

Papel: Gravura assinada (50x50 cm), 1941, coleção particular. Apresentava acidez, manchas diersas, infestado de fungo por toda a superficie. Tratamento: desacidificação, remoção de colas, reforço com CMC, nivelamento e planificação.

 
Restauração de pintura

Pintura - exemplo de limpeza: Pintura européia, inicio séc. XX, coleção particular. Exemplo de tratamento da superfície, com limpeza parcial. Tratamento: Higienização, remoção vernizes oxidados e repinturas antigas, verniz de consolidação, nivelamento, reintegração, verniz final de acabamento.

 
Restauração de pintura - Pedro Bruno

Pintura: Pedro Bruno, coleção da família. Apresentava fungo e sujidades por toda a superfície, verniz resinoso muito oxidado, perdas pictóricas diversas. Tratamento: Higienização, remoção vernizes oxidados e repinturas antigas, verniz de consolidação, nivelamento, reintegração, verniz final de acabamento.

 
Restauração de pintura

Pintura: Pintura, séc XX, coleção particular. Apresentava fungo e sujidades por toda a superfície, verniz muito oxidado, impedindo a leitura das cores. Tratamento: Higienização, remoção vernizes oxidados e repinturas antigas, verniz de consolidação, nivelamento, reintegração, verniz final de acabamento.

 
Restauração de papel - documento antigo

Papel: Projeto de Adolpho Morales de los Rios, início do séc XIX. Desenho aquarelado (65x 55 cm) em papel pardo, antigo, coleção Luciano Cavalcanti. Apresentava muita acidez, rasgos, furos, perdas, manchas, e fungo por toda a superficie. Tratamento: desacidificação, remoção de colas, suturas e próteses, reforço com CMC, nivelamento e planificação.

 
Restauração de pintura

Pintura: Pintura, data indeterminada, coleção particular. Apresentava fungo e sujidades ao longo da superfície, verniz oxidado em estado de pulverulência em algumas partes, algumas perdas pictóricas. Tratamento: Higienização, remoção vernizes oxidados e repinturas antigas, verniz de consolidação, nivelamento, reintegração, verniz final de acabamento.

 
Restauração de pintura

Pintura: Pintura, meados séc. XX, coleção particular. Apresentava fungo e sujidades na superfície, verniz oxidado, perdas pictóricas diversas, rasgos e furos consistentes. Tratamento: Higienização, remoção de vernizes oxidados, reentelamento, verniz de consolidação, nivelamento, reintegração, verniz final de acabamento.

 
Restauração de oratorios antigos

Pintura: Oratório, provavelmente séc. XVIII, coleção particular. Muito danificado, estrutura comprometida, perdas pictóricas diversas, muita sujidade, falta de alguns ítens. Tratamento: Higienização, remoção vernizes oxidados e repinturas antigas, verniz de consolidação, confecção e recolocação de partes faltantes, nivelamento, reintegração, verniz final de acabamento.

 
Restauração de pintura - cusquenho século dezessete

Pintura: Pintura cusquenha, séc. XVII, coleção particular. Apresentava fungo e sujidades por toda a superfície, verniz oxidado em estado de pulverulência, perdas pictóricas diversas. Tratamento: Higienização, remoção vernizes oxidados e repinturas antigas, verniz de consolidação, nivelamento, reintegração, verniz final de acabamento.

 

Pintura: Atribuida a Karl Ernest Papf, cerca de 1830. Apresentava estado de conservação extremamente precário, com fungo, sujidades, perdas pictóricas, rasgos, verniz oxidado, entre outros.Tratamento: Higienização, remoçao de suporte anterior, planificação, suturas e próteses, reentelamento com linho, remoção de repinturas e vernizes oxidados, fixação camada pictórica, nivelamento, reintegração, verniz final de acabamento.

 
Restauração Nossa Senhora de Fatima

Escultura: Escultura em resina, 80 cm, estado de conservação regular. Apresentava descolamento e perdas de pintura, sujidades e fungo pela superficie. Tratamento: limpeza a seco e com solventes, remoção de fungo, reestruturações, nivelamento, reforço, reintegração pictórica e acabamento.

 
Restauração de pintura - cusquenho cusquenha

Pintura: Cusquenho, data indefinda, coleção particular. Têmpera sobre tela(aprox 90x130 cm) apresentando rasgos, furos e perdas pictóricas diversas, sujidades. Tratamento: limpeza a seco e c/solventes leves, consolidação da camada pictórica, suturas e próteses, reintegração pictórica local, verniz de proteção/acabamento.

 
Restauração de pintura - Di Cavalcanti

Pintura: Di Cavalcanti, coleção particular. Óleo sobre tela(aprox 70x50 cm), em bom estado, apresentava no entanto sujidades diversas na frente e no verso. Tratamento: limpeza a seco e c/solventes leves, verniz de proteção/acabamento. Foi feito novo acondicionamento da obra.

 
Restauração de pintura - gravura aquarelada

Papel: Gravura inglesa aquarelada, 1778, coleção particular. Apresentava muita acidez, rasgos, furos, perdas pictóricas diversas, manchas de colas antigas, infestação de fungo. Tratamento: desacidificação por umidificação indireta, remoção de colas, suturas, próteses, reforço com CMC, nivelamento, planificação, acabamento pictórico.

 

 
Restauração de desenho

Papel: Desenho a lápis (65x 55 cm) em papel pardo, antigo, coleção particular. Apresentava muita acidez, rasgos, furos, perdas, manchas, e fungo por toda a superficie. Tratamento: desacidificação, remoção de colas, suturas e próteses, reforço com CMC, nivelamento e planificação.

 
Restauração de pintura

Pintura: Inilda, coleção particular. Óleo sobre papel colado em papelão(aprox 42x54 cm) apresentando algumas perdas, sujidades, e rasgo significativo do lado esquerdo. Tratamento: retirada da obra do papelão e posterior encolagem em chassis de madeira. limpeza a seco e c/solventes, consolidação da camada pictórica, suturas e próteses, reintegração pictórica, verniz de proteção/acabamento.

 
Restauração de pintura - Mario Pastana

Pintura: Mario Pastana, coleção particular. Óleo sobre tela(aprox 80x100 cm) apresentando rasgos, furos e perdas pictóricas diversas, sujidades e verniz muito oxidado, prejudicando a leitura da obra. Tratamento: limpeza a seco e c/solventes, consolidação da camada pictórica, suturas e próteses, reintegração pictórica, verniz de proteção/acabamento.

 
Restauração de Arte Sacra imagem escultura

Escultura: Escultura policromada do início do sec XX, aprox 40 cm altura, em bom estado de conservação. Apresentava perdas de pintura, falta de parte do nariz, acessórios destacados e quebrados, colas antigas e fungo por toda a superficie. Tratamento: limpeza a seco e com solventes, remoção de fungo, suturas e reestruturações, nivelamento, encolagem das partes faltantes, reforço, reintegração pictórica.

 
Restauração de papel desenho

Papel: Desenho a lápis e nanquim (60x40 cm), 1941, coleção particular. Apresentava muita acidez, rasgos, furos, perdas, manchas de colas antigas, infestado de fungo por toda a superficie. Tratamento: desacidificação, remoção de colas, suturas e próteses, reforço com CMC, nivelamento e planificação.

 
Restauração de desenho papel

Papel: Desenho a lápis e nanquim (60x40 cm), 1941, coleção particular. Apresentava muita acidez, rasgos, furos, perdas, manchas de colas antigas, infestado de fungo por toda a superficie. Tratamento: desacidificação, remoção de colas, suturas e próteses, reforço com CMC, nivelamento e planificação.

 
Restauração de pintura antiga

Pintura: óleo sobre tela ( 70 x 50 cm) do início do séc XX. Apresentava partes faltantes, verniz resinoso oxidado, perdas pictóricas, mossas. Tratamento:limpeza mecânica, hidratação, teste de solubilidade, limpeza c/ solventes, consolidação da camada pictórica, nivelamento e reintegração pictórica, verniz de proteção/acabamento.

 
Restauração de gravura zaragoza

Papel: Gravura ( 51x70 cm), atribuido a Zaragoza, coleção particular. Apresentava fragilidade do papel, muita acidez, pequenos rasgos e furos, fungo por toda a superficie. Tratamento: desacidificação, remoção de fungo, suturas, reforço com CMC, nivelamento e planificação.

 
Restauração de gravura

Papel: Gravura ( 56x76 cm), atribuido a Eduardo Lima, 1997, coleção particular. Tratamento: remoção de fungo, desacidificação, planificação.

 

 
Restauração de pintura antiga

Pintura: óleo sobre madeira( 85 x60 cm), assinatura ilegível, cerca de 1900, apresentando rasgos e perdas pictóricas diversas, sujidades e verniz muito oxidado, prejudicando a leitura da obra. Tratamento: limpeza a seco e c/solventes, consolidação, reposição de perda do suporte, reintegração pictórica, verniz de proteção/acabamento.

 
Restauração de papel desenho

Papel: Desenho a lápis sobre papel ( 40x30 cm), atribuido a A. Brunetti, 1920, arredores de Paris. Tratamento: remoção de fungo, desacidificação e planificação.

 

 
Restauração de pintura guerra

Pintura: óleo sobre papel ( 50 x35 cm), assinatura ilegível, cerca de 1940, apresentando rasgos significativos e perdas diversas, sujidades e verniz oxidado. Tratamento: limpeza a seco e c/solventes, consolidação, nivelamento e reintegração pictórica, verniz de proteção/acabamento.

 

 
Restauração de gravura aldemir martins

Papel: Gravura de Aldemir Martins (55 x 35cm), 1970. Apresentava fragilidade de papel, pequenos rasgos, fungo nas bordas e no verso. Tratamento: desacidificação, reforço com CMC, remoção de fungo, suturas, nivelamento e planificação.

 

 
Restauração de pintura - Maria Pólo

Pintura: Quadríptico de Maria Polo(220x160 cm),1965. Apresentava estado de conservação extremamente precário. Tratamento: Higienização, planificação, suturas e próteses, reforço de bordas, reentelamento com BEVA, remoção de repinturas e vernizes oxidados, fixação camada pictórica, nivelamento, reintegração, verniz final de acabamento.
(executado junto à equipe da restauradora Marcia Braga)

 
Restauração de pintura - Maria Pólo

Pintura: Quadríptico de Maria Polo(220x160 cm),1965. Apresentava estado de conservação extremamente precário. Tratamento: Higienização, planificação, suturas e próteses, reforço de bordas, reentelamento com BEVA, remoção de repinturas e vernizes oxidados, fixação camada pictórica, nivelamento, reintegração, verniz final de acabamento.
(executado junto à equipe da restauradora Marcia Braga)

 
Restauração de caixa de música objeto

Objeto: Caixa de música antiga, provavelmente fins do séc XIX. A peça estava quebrada em várias partes, com ataque de cupins, sujidades, perdas de substrato, entre outros. Tratamento: limpeza a seco e com solventes, próteses das partes faltantes, nivelamento e reintegração pictórica, reforços com resinbas especiais, acabamento com vernizes.

 
Restauração de livros

Livro: restauração de livro de 1878.

Restauro da capa, borda, miolo, encadernação, encolagem, suturas, próteses, entre outros.

Este livro faz parte do acervo do Memorial Affonso Penna, em Santa Barbara, MG.

 

Volta ao topo

 

APRESENTAÇÃO | SOBRE RESTAURO | PORTFOLIO | ORÇAMENTO E SERVIÇOS | CONTATO | FAVORITOS